Header Ads

Ator Marcos Frota se reuniu com o prefeito e representantes da Prefeitura de Paulo Afonso


A proposta de possível implantação da Universidade do Circo em Paulo Afonso foi o assunto da reunião que aconteceu nesta sexta-feira, 19/5, no gabinete do prefeito Luiz Barbosa de Deus.

A Unicirco é um sistema aberto de educação, que tem como eixo a milenar arte circense. Foi concebida como centro de excelência para o desenvolvimento técnico e artístico das atividades circenses, com a preocupação paralela de oferecer novas oportunidades de aprendizado e experiências alternativas, em sintonia com as necessidades da educação popular. Desenvolve programas e ações artísticas, culturais, sociais e pedagógicas na área de circo, compreendendo a capacitação, a produção e pesquisa, com ramificações nas demais artes cênicas e áreas afins, promovendo ainda a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de risco, realizando eventos gratuitos para grande público, pelos direitos humanos e pela afirmação da cidadania das pessoas com deficiência.

A idéia de criar o projeto em Paulo Afonso, apresentada pelo ator Marcos Frota – proprietário do Grande Circo Popular do Brasil, é formar, com apoio logístico do Poder Público e de outras instituições, uma escola de formação de artistas circenses. Segundo o artista, a Unicirco que já existe em outras cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades artísticas de pessoas da cidade, funciona como um programa de ação social itinerante. O elenco percorre bairros periféricos e distritos rurais, levando serviços básicos aos moradores, e no final das atividades, apresenta um espetáculo, onde cada um mostra o que aprendeu.

“Eu o parabenizo pelo brilhante trabalho que faz em prol da arte, percorrendo o Brasil e agradeço por ter escolhido Paulo Afonso para mostrar esse espetáculo conhecido nacionalmente”, disse o prefeito Luiz de Deus ao receber Marcos Frota. Depois de ouvir as explanações do ator que já interpretou personagens inesquecíveis na televisão, como o Tonho da Lua da novela Mulheres de Areia, o prefeito pediu ao secretário de Cultura de Esporte, Jânio Soares que obtivesse mais detalhes sobre o projeto para ver a possibilidade de formar uma parceria no sentido de tornar a idéia em realidade.

Participaram da reunião, além de Luiz de Deus e Marcos Frota, o relações públicas do circo, André Felipe; os secretários de governo: Jânio Soares (Cultura e Esporte); Severino Alves de Lima (Educação); Ivaldo Sales Jr (Saúde); e Jandirson Campos Torres (Agricultura e Aquicultura); a chefe de gabinete, Cíntia Rosena; o administrador do Bairro Tancredo Neves, Luiz Humberto, o advogado Aderval Tenório e o assessor de comunicação da Prefeitura, Fábio Salvador.

ASCOM/PMPA
Tecnologia do Blogger.