Header Ads

Após morte de macaco, Paulo Afonso receberá 50 mil doses de vacina; saiba quem tem prioridade


A Secretaria de Saúde de Paulo Afonso confirmou no início desta semana a morte de um macaquinho (mico), por febre amarela. Foi o suficiente para levar pessoas preocupadas com o vírus aos postos de saúde do município, mas atenção: não houve casos em humanos, e a vacina deve ser aplicada de forma seletiva.

Em primeiro lugar, se a pessoa tem alergia a ovo deve ver bem a necessidade de tomar, porque há efeitos colaterais, outra recomendação: quem tomou e está no prazo de validade, que é de 10 anos não deve ir aos postos de saúde, portanto, entram na lista: crianças e mulheres que tiveram bebês neste período.

″Pode acontecer de ter uma criança que não tenha tomado, nós vamos averiguar direitinho e providenciar a vacina para estes casos″, adianta o secretário de saúde, Ivaldo Sales Júnior.

Ivaldo explicou que toda morte de macacos, depois do surto de febre amarela registrado em algumas regiões do país, passou a ser observada com muito critério, e por isso rapidamente a secretária ficou em alerta:

″Nós recebemos essa triste notificação na segunda-feira (8) à tardinha, prontamente seguimos as normas técnicas do Ministério da Saúde, bem como da secretaria estadual (Sesab), e fizemos um mutirão na terça, e ontem fizemos um bombeamento postal (fumacê manual) pois o fumacê veicular só é liberado no caso de surto ou epidemia″.

Ivaldo falou sobre os números de mortes de animais: ″Morreram cerca de trinta e cinco micos″, mas que as mortes estão relacionadas a outros fatores como choques elétricos, por exemplo, e que apenas um animal até agora teve a morte causada pelo vírus da febre amarela, os exames são feitos em laboratório do Rio de Janeiro.

″Nós temos o apoio da base regional de saúde (antiga Dires) em relação à proteção da população de Paulo Afonso. ″

Segue conversa com o secretário para o portal PA4

Uma vez que teve essa morte – entende-se a preocupação da população – e que a doença não é transmitida pelo animal, como está sendo o combate?

Esclarecer que o mosquito (Aedes Aegypti) que transmite o vírus da dengue e zika vírus é o inimigo que também transmite a febre amarela, então através dos nossos agentes de saúde e de endemias nós vamos proteger a sociedade, e pedir também a contribuição do povo para chegarmos ao objetivo comum e eliminar de vez o risco de febre amarela em nosso município.

A prevenção mais eficaz e urgente é a vacina, então, como vai funcionar em Paulo Afonso? Já é possível encontrar nos postos de saúde?

Veja, podem tomá-la de recém-nascidos até a idade que tiver hoje, nós já pedimos as vacinas através do setor de imunização, com o assessor direto do secretário de saúde do Estado, Fábio Villas Boas, e ele está nos dando muito apoio, ele se preocupou esta semana porque além de Paulo Afonso, outras cidades no Estado, então no máximo até segunda (15) ou terça (16) estamos com as vacinas aqui. Há poucas vacinas neste momento, nós pedimos em torno de 50 mil, e vamos privilegiar a região onde o fato aconteceu, o Capuxu. Mas adiantamos que vamos o Estado já nos garantiu vacinas para a população no geral, nós queremos dizer a sociedade que não se trata de surto, não houve febre em humanos, porém, estamos atentos em cada caso que aconteça no município.

Ozildo Alves / PA4.com.br
Tecnologia do Blogger.